Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioPoliticaMinistro Gilmar Mendes nega recurso de Marcelo Odebrecht em decisão judicial

Ministro Gilmar Mendes nega recurso de Marcelo Odebrecht em decisão judicial

Durante julgamento virtual da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes votou para negar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que contestava a anulação dos processos e investigações contra o empresário Marcelo Odebrecht na Operação Lava Jato. Gilmar acompanhou o voto do relator, ministro Dias Toffoli, mantendo a decisão anterior.

No voto, Gilmar Mendes destacou que foram revelados métodos ilegais e abusivos utilizados por membros da Lava Jato para prejudicar o direito de defesa de Marcelo Odebrecht. Toffoli, ao proferir a decisão favorável ao empresário, mencionou um “conluio processual” entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força-tarefa de Curitiba, resultando em violações dos direitos do investigado.

Marcelo Odebrecht solicitou a extensão dos efeitos de decisões anteriores de Toffoli que garantiram acesso aos conteúdos da “Vaza Jato”, que são conversas entre procuradores da Lava Jato e Sérgio Moro. Com base nessas conversas, vários investigados têm buscado a anulação de atos da operação.

O caso foi remetido à 2ª Turma do STF por Toffoli, após a PGR apresentar recurso pedindo a reconsideração da decisão ou envio para referendo do plenário. A turma é composta por Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça.

No recurso da PGR, foi argumentado que Marcelo Odebrecht confessou os crimes em um processo supervisionado pelo STF, e que não caberia à Corte investigar possíveis irregularidades na atuação de membros do Ministério Público e da magistratura de primeira instância.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais