O monotrilho que deve conectar a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, enfrentará atrasos significativos. A previsão para a conclusão das obras foi adiada para agosto de 2025, de acordo com informações da concessionária GRU Airport à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isso representa um atraso de um ano e meio em relação ao cronograma original, que previa a entrega para fevereiro de 2024.
Segundo a ANAC, as causas do atraso envolvem questões construtivas, desafios na implementação de tecnologias e problemas internos enfrentados pelo consórcio responsável pela obra. Até o momento, não foi assinado nenhum aditivo contratual que prorrogue o prazo, o que classifica o projeto como atrasado por mais de um ano. Em resposta, foi aberto um processo administrativo contra a GRU Airport, que poderá resultar em penalidades financeiras.
A ANAC destaca que o contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos exige a entrega de um sistema automatizado de transporte de pessoas, o “Automated People Mover”. Este serviço gratuito ligará a estação Aeroporto Guarulhos da CPTM aos terminais de passageiros do aeroporto.
A responsabilidade pela construção e operação do monotrilho é da GRU Airport, enquanto o fornecimento dos veículos é atribuído ao consórcio AeroGRU. A concessionária foi contatada para fornecer esclarecimentos, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.
O projeto, também conhecido como “People Mover”, foi anunciado em 2019 pelo ex-governador João Doria e enfrentou críticas do Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou a viabilidade do projeto para o aeroporto. Após a suspensão das obras em setembro de 2021, o TCU aprovou a retomada dos trabalhos no ano seguinte, após a resolução das irregularidades apontadas.
Com 2.700 metros de extensão, o sistema contará com três veículos, cada um capaz de transportar até 200 passageiros. A primeira composição do monotrilho chegou ao aeroporto em março de 2024.