Sábado, Setembro 21, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoNicarágua envia 135 presos políticos para Guatemala em operação eficaz

Nicarágua envia 135 presos políticos para Guatemala em operação eficaz

135 presos políticos da Nicarágua foram libertados nesta quinta-feira (5) pela ditadura, sendo enviados para a Guatemala em uma nova onda de deportações. Entre os detidos estavam estudantes e membros da organização missionária evangélica Mountain Gateway, com sede no Texas. Os Estados Unidos elogiaram a decisão da Guatemala de acolher os cidadãos nicaraguenses e ofereceram apoio para que possam recomeçar suas vidas nos EUA.

A liderança da Mountain Gateway expressou gratidão às autoridades americanas por sua libertação, após terem sido detidos e acusados injustamente pelo regime de Ortega. Essa é a segunda grande deportação de presos políticos na Nicarágua recentemente, evidenciando a repressão do regime contra opositores.

O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, recebeu os nicaraguenses deportados em um gesto de solidariedade e apoio à democracia. Os libertados terão acesso a assistência humanitária e apoio de organizações e autoridades locais e americanas.

A ação de deportação dos presos políticos faz parte da estratégia de repressão do regime de Ortega, que busca silenciar a oposição e manter-se no poder de forma autoritária. Este episódio reflete a grave situação política e social enfrentada pelos cidadãos nicaraguenses sob o governo atual.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais