Sexta-feira, Março 28, 2025
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Nunes propõe tuk-tuks como alternativa para serviço de mototáxi em SP

Nunes propõe tuk-tuks como alternativa para serviço de mototáxi em SP

Na última segunda-feira (24), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sugeriu o uso de tuk-tuks, veículos de três rodas comuns em países asiáticos, como alternativa aos mototáxis por aplicativo na cidade.

Durante um evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na zona sul da capital, Nunes afirmou que um estudo realizado em 2023, base do decreto que proibiu os mototáxis, apontou os tuk-tuks como uma opção mais segura.

“Está no documento que o tuk-tuk não teria essa periculosidade toda para o passageiro e para o piloto. Seria um transporte não tão perigoso como a moto, portanto existe uma possibilidade baseada no documento”, disse o prefeito.

No entanto, em abril de 2023, a prefeitura suspendeu o serviço de tuk-tuk por aplicativo apenas dez dias após seu lançamento pela empresa Grilo. Na época, a administração alegou que apenas veículos classificados como automóveis podem operar no transporte por aplicativo, exigindo que seus condutores tenham habilitação na categoria B.

No mesmo evento, o ex-governador João Doria defendeu o uso dos tuk-tuks como alternativa aos mototáxis. Ele ressaltou que esses veículos são elétricos e seguros, incentivando empresários a investirem na produção. Doria também apoiou a decisão de Nunes de proibir os mototáxis.

Atualmente, o serviço de mototáxi por aplicativo está suspenso por decisão da Justiça, após impasse entre a prefeitura e as plataformas Uber e 99, que ofereceram o serviço mesmo com a proibição municipal. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) analisará o caso em 6 de abril.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais