Domingo, Novembro 10, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoOMS aprova a primeira vacina contra mpox: avanço crucial na batalha contra...

OMS aprova a primeira vacina contra mpox: avanço crucial na batalha contra a doença

A vacina MVA-BN, desenvolvida pela Bavarian Nordic, tornou-se o primeiro imunizante contra a mpox a ser incluído na lista de pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que o produto passou por avaliação e foi aprovado para uso em programas de saúde pública apoiados pela OMS e outras entidades internacionais.

Essa inclusão permitirá uma ampliação na aquisição e distribuição da vacina, visando atender regiões com maior necessidade. Conhecida como Jynneos, Imvamune ou Imvanex, a vacina é destinada a adultos com mais de 18 anos e é administrada em um esquema de duas doses.

A eficácia da vacina foi avaliada em uma única dose pré-exposição ao vírus, alcançando 76% de eficácia, e em duas doses, elevando para 82%. No entanto, a eficácia da vacinação pós-exposição é menor.

No Brasil, a vacina MVA-BN recebeu autorização temporária da Anvisa, válida até meados de fevereiro de 2025, para facilitar a importação da vacina devido ao ressurgimento global da doença, especialmente na África, onde uma nova variante do vírus foi identificada.

A mpox é uma doença viral transmitida principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas. Seus sintomas incluem feridas na pele, febre, ínguas, dor no corpo e fraqueza. Embora não seja exclusivamente uma infecção sexualmente transmissível, a disseminação da doença muitas vezes está relacionada a relações sexuais. O período de incubação da infecção varia de três a 16 dias.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais