São Paulo enfrenta aumento no número de incêndios após dias de calor intenso, com 16 focos ativos registrados em 19 cidades até a manhã desta quinta-feira (3). A Defesa Civil atribui o aumento das queimadas às altas temperaturas, que chegaram a 36,7°C na capital.
Os incêndios iniciaram com cinco focos na manhã de quarta-feira, evoluindo para 15 até o final do dia e atingindo 16 nesta quinta-feira. Municípios como Amparo, Bebedouro, Botucatu, Guararapes e São José dos Campos estão entre os afetados.
A expectativa é de melhora nos próximos dias com a chegada de uma frente fria, que trará temperaturas mais amenas, maior nebulosidade e previsão de chuvas em diversas regiões do estado. Essas condições devem aumentar os níveis de umidade e reduzir o risco de novos incêndios.
Nesta quinta-feira, as temperaturas devem ser mais baixas na capital paulista, variando entre 16°C e 21°C. No entanto, locais como Cardoso ainda podem enfrentar máximas de até 39°C, mantendo o risco de incêndios elevado em algumas áreas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 236 focos de incêndio em São Paulo entre terça-feira e quarta-feira, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil permanece em alerta máximo, com 48 municípios ainda sob risco de queimadas.