Sexta-feira, Abril 4, 2025
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Operação policial recupera 8 mil celulares furtados em São Paulo

Operação policial recupera 8 mil celulares furtados em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo iniciou no último sábado (4) a Operação Big Mobile, que resultou na recuperação de aproximadamente 8 mil celulares furtados ou roubados. O objetivo da operação não é apenas recuperar os aparelhos, mas também identificar seus legítimos proprietários para devolvê-los.

Durante a ação, diversos estabelecimentos no centro da capital paulista foram fechados por suspeita de venda de celulares furtados. Até o momento, a operação resultou em 29 flagrantes e 32 prisões, com cerca de 275 aparelhos apreendidos. A ação contou com a participação de 483 policiais, 213 viaturas, além de apoio aéreo com drone e aeronave.

A investigação teve início a partir de informações fornecidas pelas vítimas em boletins de ocorrência, que auxiliaram na localização dos dispositivos. O Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) organizou equipes para identificar os pontos de venda de celulares sem procedência, contando com o apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) para localizar os aparelhos recuperados.

A Polícia Civil ressalta a importância do registro do boletim de ocorrência, que deve conter informações como o número IMEI do celular e a localização em tempo real do dispositivo, essenciais para rastrear e devolver os aparelhos roubados aos seus donos.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, incentivou as vítimas a continuarem denunciando: “Pedimos que continuem denunciando para que possamos realizar mais operações, localizar os telefones celulares e devolvê-los aos seus donos”.

Ano passado, a Polícia Civil recuperou mais de 39 mil celulares furtados ou roubados em São Paulo, devolvendo cerca de 36 mil aos seus legítimos proprietários.

A Polícia Civil orienta os donos de celulares roubados ou furtados sobre as medidas a serem tomadas, incluindo o registro de um boletim de ocorrência e a importância de informar o número IMEI do aparelho. Além disso, é recomendado manter ativas as ferramentas de localização em tempo real do celular e notificar o banco sobre o ocorrido para solicitar o bloqueio temporário das contas e cartões digitais associados ao aparelho perdido ou roubado. Por fim, é sugerido o uso do aplicativo “Celular Roubado”, lançado pela Anatel em 2023, que facilita a solicitação de bloqueio do celular e da linha SIM Card associada.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais

gcash download apk