Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Pesquisa revela que metade dos moradores de São Paulo enfrentam insegurança alimentar

Pesquisa revela que metade dos moradores de São Paulo enfrentam insegurança alimentar

Um estudo realizado em parceria pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da capital, o Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo (OBSANPA), a Unifesp e a UFABC revelou que aproximadamente 50,5% da população de São Paulo, equivalente a 5,8 milhões de pessoas, enfrentam insegurança alimentar.

A pesquisa apontou que 72% das pessoas em situação de insegurança alimentar grave residem nas periferias da cidade, principalmente na Zona Leste, em bairros como Ermelino Matarazzo, Cangaíba, Ponte Rasa, Vila Jacuí e São Miguel, entre outros.

Apesar disso, a Prefeitura de São Paulo contestou os dados apresentados, fazendo referência à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023, que indicou 1,37 milhão de pessoas em todo o estado de São Paulo vivendo em condições de insegurança alimentar grave.

Em resposta, a Prefeitura destacou as medidas em curso para assegurar a segurança alimentar na cidade, como a distribuição de refeições, cestas básicas e a prevenção do desperdício de alimentos. Programas como a Rede Cozinha Escola, o Banco de Alimentos e o Armazém Solidário têm desempenhado um papel fundamental no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria de Educação estão envolvidas em iniciativas para fornecer refeições a pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes atendidos nos Centros de Convivência, bem como aos estudantes da rede municipal de ensino.

Essas ações visam garantir a segurança alimentar e combater a fome na cidade de São Paulo, representando um esforço conjunto para atender às necessidades da população mais vulnerável.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais