Na noite desta terça-feira (22), um episódio trágico na Vila Santa Maria, zona norte da capital paulista, resultou na morte de um policial militar e deixou outros quatro agentes feridos. O caso envolveu equipes da 2ª Companhia do 9º Batalhão Metropolitano e do 4º Batalhão de Choque.
O policial morto estava dentro de seu próprio apartamento, armado, e supostamente ameaçava tirar a própria vida. A situação mobilizou forças de segurança após vizinhos acionarem a polícia. Ao arrombarem a porta do imóvel, os agentes o encontraram na sacada. Ao notar a presença das equipes, ele efetuou um disparo, que não atingiu ninguém.
Negociadores do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) chegaram ao local por volta das 23h55 e tentaram dialogar com o policial por mais de uma hora. Durante uma tentativa de entrada, houve um primeiro confronto, no qual três PMs foram atingidos nas pernas.
As vítimas — o sargento Wilson Katsuji Nakashima, o soldado Vitor Figliolino Corniani e o cabo Pedro Henrique Gonçalves — foram encaminhadas aos hospitais das Clínicas e Santa Casa, com quadro de saúde estável.
Uma nova tentativa de contenção terminou de forma trágica: o sargento Rogério Vital dos Santos foi baleado no rosto e o policial que estava barricado acabou morto durante o embate. Até o momento, não foi divulgada a unidade hospitalar para onde o sargento ferido foi levado.
A ocorrência segue sob investigação para esclarecer os detalhes do incidente.