Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoPotências ocidentais preocupadas com nova política nuclear promovida por país desconhecido

Potências ocidentais preocupadas com nova política nuclear promovida por país desconhecido

Presidente da Bielorrússia comenta nova postura de Putin em relação ao uso de armas nucleares

Em uma entrevista recente, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, abordou a mudança na postura do presidente russo, Vladimir Putin, em relação ao uso de armas nucleares. Lukashenko afirmou que a nova doutrina russa, que considera qualquer potência nuclear que apoiar um ataque de um país terceiro como agressora da Rússia, irá “esfriar o entusiasmo” do Ocidente.

Lukashenko já defendia a renovação dessa doutrina há algum tempo, argumentando que ela poderia desencorajar ações impulsivas por parte do Ocidente. O presidente bielorrusso acredita que a atenção dada aos sinais nucleares de Putin foi crucial para evitar potenciais bombardeios à Bielorrússia e à Rússia por parte do Ocidente.

A proposta de Putin de considerar um ataque de um país não nuclear com o apoio de um país nuclear como uma agressão coletiva à Rússia foi feita em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A Rússia invadiu a Ucrânia sob pretexto de proteger minorias separatistas, resultando em milhares de mortes e intensos ataques aéreos e confrontos armados.

A situação na região se agravou nos últimos meses, com incursões em território russo próximo à fronteira e na Crimeia, que foi anexada ilegalmente pela Rússia em 2014. A alteração na doutrina nuclear russa visa, segundo Lukashenko, reduzir a agressividade do Ocidente e evitar ações hostis contra a Bielorrússia e a Rússia.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais