Com a aproximação dos feriados de Páscoa e Tiradentes, que se estende de sexta-feira (18) até segunda-feira (21), os cidadãos que permanecerão em São Paulo ou que têm compromissos a resolver devem estar atentos aos horários dos serviços essenciais.
Os hospitais estaduais estarão operando normalmente, garantindo atendimento contínuo para urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nas áreas de internação e centros cirúrgicos. Para aqueles que necessitam realizar doações de sangue, é importante observar que os postos da Pró-Sangue localizados em Mandaqui, Dante e Barueri estarão fechados na sexta-feira (18). Em contrapartida, os postos do Hospital das Clínicas e de Osasco estarão disponíveis das 8h às 16h. Na segunda-feira (21), os postos em Barueri e Dante permanecerão fechados, mas as unidades do Hospital das Clínicas e de Osasco funcionarão em horário normal. Mais informações podem ser acessadas pelo site oficial da Pró-Sangue.
As Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs), as Unidades Dose Certa e os Núcleos de Apoio Farmacêutico (NAF) não estarão em funcionamento na sexta-feira (18) nem na segunda-feira (21).
No que diz respeito aos serviços do Poupatempo, todos os postos no estado estarão fechados nos dias 18 e 21 de abril. As operações serão retomadas normalmente no sábado (19) e na terça-feira (22). Os atendimentos digitais continuarão disponíveis durante o feriado por meio do portal oficial.
Quanto ao transporte público, a CPTM implementará alterações em sua operação devido a obras de modernização. O Metrô funcionará regularmente, mas haverá um monitoramento especial da demanda ao longo do feriado, especialmente em dias com eventos programados.
Algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que costumam operar aos finais de semana terão horários alterados. Na sexta-feira (18), as unidades abertas incluirão: 25 de Março, Brás, Jacareí, Limão, Refeitório Mauá, São José dos Campos, São Mateus e Taubaté. No sábado (19), as seguintes localidades estarão atendendo: 25 de Março, Brás, Campinas, Capão Redondo, Cotia, Itaquera, Limão, Osasco, Refeitório Mauá, Santana, Santo Amaro, Santo André I, São Bernardo do Campo I, São Mateus, Suzano, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. No domingo (20), funcionarão normalmente os restaurantes populares da 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus. Já na segunda-feira (21), as unidades abertas serão as mesmas que operaram no feriado anterior.
Do ponto de vista cultural, várias instituições no estado de São Paulo estarão abertas ao público durante o feriado. A Biblioteca Latino-Americana Victor Civita estará fechada entre os dias 18 e 21 de abril. O Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro atenderá diariamente entre os dias 18 e 21 de abril no horário das 10h às 17h. A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade também estarão abertas entre sexta (18) e domingo (20), das 10h às 17h30. O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo funcionará nos mesmos dias e horários. O Memorial da Resistência estará aberto durante todo o feriado das 9h às 18h. O Museu da Imagem e do Som (MIS) também estará disponível com horários variados: das 10h às 18h na sexta-feira, domingo e segunda; com permanência até às 19h; enquanto no sábado funcionará das 10h às 20h. O MIS Experience permanecerá fechado entre os dias 18 e 21. Por fim, o Museu Catavento abrirá suas portas nos dias úteis mencionados entre 9h às 17h.