Empresário John Textor é inocentado pelo STJD em caso de suposta manipulação de resultados
O empresário americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira. Textor havia sido inicialmente sancionado, no entanto, conseguiu reverter a decisão ao recorrer ao Pleno do tribunal.
As acusações contra Textor incluíam alegações de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro do ano anterior. Ele afirmou possuir evidências que implicavam árbitros brasileiros em não aceitar subornos para influenciar resultados de partidas, mas não as apresentou quando solicitado pelo tribunal.
Apesar disso, o STJD optou por não condenar Textor por falta de provas, revertendo a multa de R$ 60 mil que tinha sido inicialmente aplicada. A maioria dos membros do tribunal considerou que o empresário não poderia ser compelido a fornecer as supostas provas durante a fase de inquérito.
A defesa de Textor argumentou que ele não era o responsável pelas provas e sustentou que a exigência de apresentá-las era ilegal. O empresário ainda aguarda julgamento em outro processo relacionado a acusações de manipulação de resultados envolvendo clubes como São Paulo e Palmeiras, um árbitro e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.