Sexta-feira, Novembro 29, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaToffoli barra investigação da Presidência sobre Campos Neto por uso de empresa...

Toffoli barra investigação da Presidência sobre Campos Neto por uso de empresa offshore

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teve três procedimentos administrativos abertos pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivados pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 3. Os procedimentos tinham sido retomados após autorização do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1) em Brasília, que considerou os dirigentes de autarquias federais passíveis de fiscalização da Comissão de Ética.

A decisão de arquivamento foi baseada em um pedido da defesa de Campos Neto e na análise prévia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não encontrou elementos que justificassem a abertura de um inquérito. As investigações estavam relacionadas à empresa offshore do presidente do Banco Central, revelada pelo consórcio internacional de jornalistas investigativos, conhecido como Pandora Papers.

Apesar de não ser ilegal possuir ativos no exterior, críticos levantaram preocupações sobre possíveis conflitos de interesse no exercício de cargos públicos. Campos Neto afirmou ter encerrado a empresa, Cor Assets, em 2020, 15 meses após assumir a presidência do Banco Central, e ter declarado a existência da offshore à Receita Federal.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais