Nesta sexta-feira, o Real Madrid comunicou que o indivíduo responsável por proferir ofensas de teor racista contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior foi punido pelo clube. Ele foi proibido de frequentar estádios por um ano e terá que pagar uma multa estipulada pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte. O incidente ocorreu em 18 de fevereiro durante o confronto contra o Rayo Vallecano, válido pelo Campeonato Espanhol.
Por meio de um comunicado oficial, o Real Madrid informou que o indivíduo em questão admitiu a culpa, pediu desculpas pelos insultos direcionados ao jogador e demonstrou arrependimento em uma carta enviada a Vinícius Júnior. O torcedor, que é menor de idade, também está sujeito a medidas socioeducativas.
O clube reforçou seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação no esporte, mencionando que, desde junho deste ano, quatro casos de racismo envolvendo atletas do clube foram encerrados, tanto na Justiça comum quanto em instâncias que lidam com menores de idade.
O Real Madrid assegurou que está apoiando seus jogadores como parte acusatória nestas situações e reiterou seu compromisso em proteger os valores da equipe e eliminar comportamentos racistas no futebol e no esporte.