No Irã, um acidente trágico ocorreu na empresa Madanjoo em Tabas, onde uma explosão em uma mina de carvão resultou na morte de pelo menos 51 pessoas e deixou outras 20 feridas, conforme relatado pela mídia estatal no domingo (22). O acidente aconteceu no sábado (21) por volta das 21h, horário local, e suspeita-se que tenha sido causado por um vazamento de gás metano.
Na ocasião da explosão, 69 trabalhadores estavam presentes em dois blocos da mina, com 22 no bloco C e 47 no bloco B, de acordo com informações da imprensa iraniana. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, expressou seu pesar pelo ocorrido e ofereceu condolências às famílias das vítimas, além de prometer apoio às equipes de resgate que continuam as buscas por trabalhadores presos na mina.
A região onde a mina está localizada é responsável por fornecer 76% do carvão do país, com várias grandes empresas, incluindo a Madanjoo, operando na área, como destacado pelo governador da província de South Khorasan, Ali Akbar Rahimi, em uma entrevista à TV estatal.