Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados nesta quinta-feira, dia 1º de maio. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira, dia 2, mediante agendamento prévio.
O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é uma data significativa no Brasil, herança de uma greve operária ocorrida nos Estados Unidos durante a Revolução Industrial. Esta ocasião não apenas destaca a luta por melhores condições de trabalho, como também se torna um momento oportuno para descanso e reflexão.
Como se trata de um feriado nacional, diversas operações e serviços na capital paulista terão seus horários alterados. A seguir, estão as informações detalhadas sobre o funcionamento dos serviços na cidade durante o feriado.
Os hospitais estaduais estarão operando normalmente para atendimento de urgências e emergências, incluindo prontos-socorros e setores de internação. No entanto, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não funcionarão nesta quinta-feira.
Entre os serviços municipais, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas manterão o funcionamento regular, com a UBS atendendo exclusivamente para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação. As AMAs Especialidades (AMAs-E) estarão fechadas no dia 1º e retornarão suas atividades no dia 2.
Os postos de doação da Pró-Sangue em Mandaqui, Dante e Barueri não estarão abertos no feriado. Contudo, as unidades das Clínicas e de Osasco funcionarão das 8h às 16h. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), assim como as Unidades Dose Certa e os Núcleos de Apoio Farmacêutico (NAF), também permanecerão fechados no dia 1º.
Para quem utiliza transporte público, o Metrô irá operar com esquema especial neste feriado. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata estarão disponíveis com monitoramento adicional devido a eventos programados na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte. Na sexta-feira, a operação será semelhante à de um sábado.
A CPTM seguirá com seus horários habituais durante o feriado. As cinco linhas da companhia terão intervalos similares aos dos domingos no dia 1º e no domingo seguinte (4), enquanto na sexta-feira (2) e no sábado (3), operarão conforme os dias regulares.
No âmbito do Programa Bom Prato, algumas unidades abrirão durante o feriado. No dia 1º, estarão funcionando as unidades localizadas na 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus. Todas as demais unidades retomarão suas operações normais na sexta-feira.