Na segunda-feira (6), em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado dos Estados Unidos, foi confirmada a vitória de Trump com 312 votos do Colégio Eleitoral, referente às eleições de novembro do ano passado. A vice-presidente Kamala Harris, que foi derrotada no pleito, anunciou a vitória do seu adversário e conduziu a sessão no Parlamento para a contagem e certificação das cédulas eleitorais.
Durante a sessão, os congressistas abriram as cédulas e anunciaram os votos do Colégio Eleitoral, com os republicanos aplaudindo os estados onde Trump venceu e os democratas comemorando nos estados em que Kamala saiu vitoriosa. A vice-presidente anunciou a confirmação da eleição de seu rival sem questionamentos, enquanto Trump ainda não reconheceu sua derrota para Joe Biden em 2020.
É importante mencionar que em 6 de janeiro de 2021, Trump incitou seus seguidores a irem ao Congresso, o que resultou em tumultos no Capitólio, causando cinco mortes e dezenas de feridos, na tentativa de impedir o processo de certificação dos votos eleitorais.