Terça-feira, Novembro 26, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaConfiança do consumidor dispara com crescimento econômico em agosto

Confiança do consumidor dispara com crescimento econômico em agosto

Atividade econômica aquecida impulsiona confiança do consumidor, revela pesquisa da FGV

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), nos últimos meses a atividade econômica aquecida tem sido um fator determinante para sustentar a confiança do consumidor. Em agosto, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou um aumento de 0,3 ponto em relação a julho, alcançando 93,2 pontos com ajuste sazonal. Esta foi a terceira alta consecutiva do índice, que também apresentou um crescimento de 1,3 ponto em médias móveis trimestrais.

De acordo com a economista Anna Carolina Gouveia, da FGV, a confiança do consumidor vem em ascensão, impulsionada pela melhora das percepções sobre o presente e as expectativas futuras. A resiliência da atividade doméstica, aliada a um mercado de trabalho aquecido e inflação controlada, tem contribuído para esse cenário positivo, principalmente entre consumidores com renda mais alta.

O Índice de Situação Atual (ISA) atingiu 81,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) alcançou 101,4 pontos. O componente que mais influenciou o aumento da confiança foi a perspectiva para a situação futura da economia, com um acréscimo de 2,0 pontos.

A pesquisa também destacou melhorias na confiança em diversas faixas de renda familiar, com especial destaque para as famílias com renda acima de R$ 9.600,01, que apresentaram um significativo aumento na confiança.

Os dados foram analisados por meio da Sondagem do Consumidor, que realizou entrevistas no período de 1 a 22 de agosto.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais