Aliados de Lula estão preocupados com o crescimento do candidato Pablo Marçal em São Paulo
As preocupações surgiram devido à ascensão rápida de Pablo Marçal (PRTB) nas pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Paulo, o que poderia afetar a disputa, em especial para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) que busca a reeleição. O apoio de Lula à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que tem Marta Suplicy como vice, torna a situação ainda mais delicada diante do crescimento de Marçal. A subida do candidato é interpretada como um possível racha na direita, o que pode levar Nunes a adotar uma postura mais à direita para se manter competitivo.
Com base em uma pesquisa do Datafolha, Marçal alcançou 21% das intenções de voto, empatando com Boulos, enquanto Ricardo Nunes caiu para 19%. O crescimento do influencer é creditado à sua presença marcante nas redes sociais e a uma campanha agressiva, que inclui ataques a outros candidatos.
Há a percepção de que a ascensão de Marçal pode gerar um racha no campo da direita e impactar as eleições nacionais de 2026. O clã Bolsonaro já começou a criticar o candidato, evidenciando uma fratura no bolsonarismo. Entretanto, o apoio de figuras políticas influentes não garante a vitória, como foi visto no fraco desempenho do candidato petista Jilmar Tatto nas eleições de 2020, apesar do apoio de Lula.
Com a intensificação da disputa eleitoral em São Paulo, o cenário político nacional já está sendo moldado por esses eventos, influenciando as estratégias dos principais partidos em preparação para as eleições futuras.