O mercado de jatos executivos está experimentando um aumento na procura por aeronaves seminovas devido à espera prolongada por jatos novos. De acordo com a Líder Aviação, é esperado que 20 aviões usados sejam entregues até o final do ano, representando um notável aumento em comparação ao ano anterior. O diretor de vendas da empresa, Anderson Markiewicz, destaca que a fila de espera por aeronaves novas pode variar de um ano e meio a três anos, sendo impactada principalmente pela pandemia.
Com as restrições sanitárias e problemas na cadeia de suprimentos, a disponibilidade de novas aeronaves tem sido afetada, levando os executivos a optar por aeronaves usadas, que podem ser entregues em um prazo mais curto, tornando-as uma opção mais atrativa. Além disso, a escassez de aeronaves novas resultou em alguns modelos seminovos sendo vendidos a preços superiores aos novos.
Prevê-se que os preços das aeronaves seminovas se estabilizem no futuro, à medida que a disponibilidade de aeronaves novas se normalize. A compra de aeronaves usadas pode ser mais benéfica em termos tributários no Brasil em comparação com outros países, como os Estados Unidos. Espera-se que o mercado de aeronaves seminovas permaneça aquecido nos próximos anos, enquanto os fabricantes trabalham para resolver os desafios enfrentados na cadeia logística.