Home Região 011 Anvisa aprova atualização das vacinas Spikevax e Comirnaty contra a Covid-19

Anvisa aprova atualização das vacinas Spikevax e Comirnaty contra a Covid-19

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (22), a atualização da formulação das vacinas Spikevax, da Adium, e Comirnaty, da Pfizer, utilizadas no combate à Covid-19 no Brasil.

Essa atualização envolve a substituição da cepa do vírus presente nessas vacinas, seguindo as orientações da Anvisa. Esse processo de revisão periódica é feito para garantir a inclusão das cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma semelhante ao que acontece com as vacinas contra a gripe.

A Anvisa destacou em comunicado oficial o papel da OMS no monitoramento das variantes do coronavírus em circulação globalmente, assim como na constante avaliação da eficácia das vacinas existentes. A última orientação da OMS, divulgada em 26 de abril deste ano, ressaltou a importância da atualização das vacinas para incluir a cepa JN.1.

Atualmente, no Brasil, três vacinas monovalentes contra a Covid-19 foram aprovadas, porém somente os fabricantes dos imunizantes Spikevax e Comirnaty formalizaram os pedidos de atualização junto à agência reguladora.

Em setembro, a Anvisa priorizou a análise dos dados e evidências apresentados pelas empresas responsáveis pelas vacinas, considerando a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Quanto à recomendação de uso, ambas as vacinas mantêm suas autorizações originais e estão disponíveis para indivíduos a partir dos 6 meses de idade. O esquema de administração varia de acordo com o produto específico, a faixa etária do paciente e o seu histórico de vacinação anterior.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version