A campanha do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) tomou medidas legais contra 10 perfis que estavam divulgando “cortes” do candidato Pablo Marçal (PRTB). As ações legais foram movidas nas esferas civil, eleitoral e criminal, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e a 23ª Vara Cível do Foro Central.
O advogado da campanha do PSOL, Francisco Almeida Prado Filho, destacou a importância de combater a disseminação de fake news e afirmou que estão ativamente monitorando essas práticas. Entre os perfis processados estão @menttemillionária, @codigosmillion, @MOTIVACIONAL_FRASES15, @cortespabloomarcal, @MENTORIAPREMIUM, @codigosdopablo, @cortes_milionarioss1, @clubeedomilhao, @PABLOMARCALCORTEZ e Jocelei (Identidade de Sucesso).
O Ministério Público iniciou um inquérito policial para investigar a rede, com acusações de danos morais, discurso calunioso, difamatório e abuso de poder econômico. Até o momento, um ex-coach foi obrigado pela Justiça Eleitoral a veicular sete direitos de resposta concedidos ao deputado federal.