A semana encerra marcada por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, na maior parte do país, segundo o Climatempo.
Destaque para o Centro-Oeste, com umidade do ar abaixo dos 20% e a temperatura em Cuiabá (MT) podendo chegar a 40ºC.
Regiões litorâneas podem apresentar chuvas moderadas, devido a ventos marítimos.
Em São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, os termômetros marcam entre 13ºC e 29ºC nesta sexta-feira (15).
Veja a previsão desta sexta-feira para todas as regiões do Brasil
Na região Sul, o sol deve predominar na maioria das áreas e os termômetros voltam a apresentar maior elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio responsável pelo clima mais ameno dos últimos dias. A região não apresenta condições de precipitação, mas com algumas variações de nebulosidade, especialmente nas regiões litorâneas com maior condição para formação de neblina.
Na região Sudeste o sol deve prevalecer, com predomínio da sensação de calor e até mesmo de calor intenso no interior. A umidade relativa do ar deve entrar em níveis de atenção, variando entre 21% e 30%, durante as horas mais quentes. A exceção é o litoral de São Paulo, e regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde a circulação de ventos marítimos segue impedindo esse mesmo comportamento de elevação das temperaturas e criando condições para rajadas de vento moderadas – independente da chuva – de 40 a 50 km/h.
No Centro-Oeste, o sol predomina, com sensação de calor extremo em praticamente todas as áreas. Destaque para a temperatura máxima na capital Cuiabá (MT), que pode ficar em torno de 40ºC. A umidade relativa do ar deve atingir limiares de atenção, variando entre 21% e 30%. O cenário de maior atenção é para áreas do centro e norte do Mato Grosso do Sul, em todo o sul de Goiás e no sul do Mato Grosso, onde os índices de umidade do ar devem ficar abaixo de 20% durante as horas mais quentes.
No interior da região Nordeste, o predomínio é de sol, com temperaturas bastante elevadas com umidade do ar registrando índices abaixo de 20%, sinalizando um cenário de alerta quanto às condições de tempo seco. No litoral a circulação de ventos marítimos segue estimulando a formação de nuvens carregadas, destaque para chuva se intensificando sobre o litoral da Bahia, entre a região de Ilhéus (BA) e Salvador (BA).
O clima instável persiste na região Norte, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva sobre praticamente todo o Amazonas, em Rondônia e no Acre, com eventuais rajadas de vento. Nas demais áreas o tempo segue firme, com predomínio de sol entre pouca nebulosidade e temperaturas elevadas. A umidade do ar deve atingir limiares de atenção, variando entre 21% e 30% durante as horas mais quentes.
*Sob supervisão
Compartilhe: