A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis está localizada em São Paulo, no Centro Católico Ítalo-Brasileiro, no bairro de Santo Amaro. Recebendo o aval da família do jovem italiano, que teve um milagre atribuído a ele no Brasil, este espaço religioso é um marco significativo.
Carlo Acutis, que será canonizado em abril de 2025, segundo anúncio do Papa Francisco, será o primeiro santo da geração millennial reconhecido pela Igreja Católica. A Paróquia Universitária Carlo Acutis, antes consagrada a São Francisco de Assis, passou a homenagear o jovem após sua beatificação em 2020. Com capacidade para 12 pessoas, o templo oferece missas diárias e abriga um relicário com parte dos restos mortais de Acutis, enviada por sua mãe, Antonia Salzano, da Itália.
Carlo Acutis, nascido em Londres e falecido aos 15 anos devido à leucemia na Itália em 2006, demonstrou desde cedo profunda devoção à Virgem Maria e utilizou as redes sociais para disseminar ensinamentos religiosos, sendo conhecido como “ciberevangelista” e considerado o “padroeiro da internet”.
O Vaticano oficializou a beatificação de Acutis em 2020 e aprovou sua canonização em maio de 2024. A cerimônia de santificação está marcada para o Jubileu dos Adolescentes, entre os dias 25 e 27 de abril.
Dois milagres foram atribuídos a Carlo Acutis. O primeiro ocorreu em 2010, com a cura inexplicável de uma criança com malformação no pâncreas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O segundo milagre, aprovado pelo Papa Francisco este ano, envolve a recuperação milagrosa de uma jovem na Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022.