A corrida pela sucessão política do ex-presidente Jair Bolsonaro está acirrada entre os possíveis candidatos de direita para as eleições presidenciais de 2026. Segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada recentemente, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal despontam como os principais concorrentes na preferência dos eleitores de direita.
Embora Jair Bolsonaro tenha afirmado ser o candidato do seu grupo político para a próxima eleição, sua inelegibilidade devido a uma condenação no TSE tem aberto espaço para outros nomes. De acordo com a pesquisa, Bolsonaro segue sendo o favorito de 47,9% dos entrevistados de direita, mas caso ele não possa concorrer, Tarcísio, Michelle e Marçal surgem como alternativas.
Michelle Bolsonaro registrou um significativo aumento em sua preferência entre os eleitores de direita, passando de 5,1% para 21,9% na ausência de Jair Bolsonaro. Tarcísio e Marçal também tiveram um crescimento em seus níveis de apoio.
Por outro lado, o campo da esquerda mostra uma preferência mais consolidada, com o ex-presidente Lula sendo o favorito de 60,2% dos entrevistados. Em caso de Lula não concorrer, Fernando Haddad desponta como a principal alternativa.
Quanto aos eleitores de centro ou indecisos, Lula ainda lidera com 26,7% da preferência, seguido por Bolsonaro com 15,9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de novembro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. A coleta dos dados foi feita de forma presencial.