O jogador Vinicius Jr., do Real Madrid e da seleção brasileira, levantou preocupações sobre a possibilidade da Espanha sediar a Copa do Mundo de 2030 devido ao cenário de ofensas racistas no país. Em uma entrevista à CNN espanhola, ele destacou a necessidade de evolução e melhora na compreensão da gravidade dos atos racistas pela justiça e pela população espanhola.
Vini Jr. expressou sua esperança de que a Espanha evolua e compreenda a seriedade de insultar alguém por causa de sua cor de pele até 2030. Caso não haja avanços significativos, ele sugeriu que seria necessário mudar uma das sedes do torneio para garantir a segurança e conforto dos jogadores.
O jogador se colocou como um agente ativo na conscientização sobre o racismo e afirmou estar disposto a contribuir para a mudança. Ele ressaltou que a maioria das pessoas na Espanha não é racista, mas um pequeno grupo afeta a imagem do país. Vinicius Jr. acredita que até 2030 os casos de racismo devem diminuir e que é possível melhorar a situação.
A atitude de Vinicius Jr. em abordar essa questão importante é um passo significativo para promover a igualdade e combater o racismo no futebol e na sociedade em geral.