Ventiladores portáteis ganham popularidade na Europa devido às altas temperaturas
Com os recordes de temperatura deste verão na Europa, os ventiladores portáteis se tornaram uma tendência entre os moradores e turistas. Modelos discretos para o pescoço e coloridos modelos de mão estão sendo amplamente adotados em diversas cidades. Durante as Olimpíadas de Paris, realizadas em julho, muitos torcedores optaram por utilizar ventiladores para enfrentar o calor nas competições.
Na Itália, os ventiladores pessoais se tornaram populares entre os turistas e estão sendo vendidos em locais turísticos como o Coliseu. Nas lojas de variedades em toda a Europa, é possível encontrar uma ampla gama de modelos, com preços variando de 13 a 30 euros. Versões mais acessíveis podem ser encontradas em vendedores ambulantes e lojas chinesas.
A crescente popularidade dos ventiladores portáteis reflete o aumento das temperaturas na Europa, com 2024 possivelmente superando 2023 como o ano mais quente registrado. Este verão tem sido particularmente quente, com julho deste ano sendo classificado como o segundo mais quente da história.
Apesar de serem úteis para ajudar as pessoas a lidar com o calor, especialistas alertam para os resíduos gerados pelos ventiladores portáteis, que podem contribuir para a crise da poluição por plásticos. Recomendam a implementação de medidas em larga escala para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, em vez de depender apenas de soluções temporárias. A ONU está trabalhando para estabelecer um tratado internacional sobre o uso de plásticos até novembro.