As vendas financiadas de veículos novos e usados apresentaram um aumento significativo em agosto deste ano, impulsionadas pela melhoria da renda, aumento da oferta de trabalho e perspectiva de estabilidade econômica. Em comparação com o mesmo mês de 2023, houve um crescimento de 14,8%, totalizando 631 mil unidades financiadas, em comparação com 550 mil unidades no ano anterior.
De acordo com uma pesquisa da B3 (Bolsa do Brasil), as vendas financiadas em agosto deste ano aumentaram 0,9% em relação a julho, totalizando 626 mil unidades negociadas. O segmento de veículos leves registrou um aumento de 14,8% em comparação com agosto de 2023, mas uma queda de 3,1% em relação a julho deste ano. Já o financiamento de veículos pesados teve um crescimento de 14,1% em comparação com o ano anterior e 3,2% em relação a junho deste ano, indicando uma renovação das frotas de empresas de logística.
O financiamento de motocicletas também teve um aumento expressivo, com um crescimento de 15,1% em agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior e 13,8% superior ao valor financiado em julho deste ano.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, destacou que agosto registrou o maior número de veículos financiados desde 2012, com ênfase no segmento de motos que teve um crescimento de 29% no acumulado do ano em comparação ao ano anterior. Ele ressaltou também o desempenho positivo dos segmentos de automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% do total de veículos financiados e tiveram um crescimento de 21% na mesma base de comparação.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.