Militares de Israel atiram em veículo de ajuda humanitária da ONU na Faixa de Gaza
As autoridades de Israel confirmaram que militares do país dispararam contra um veículo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O vice-embaixador dos Estados Unidos na ONU, Robert Wood, revelou que Israel admitiu o erro, atribuindo-o a um “erro de comunicação” após análises preliminares. Felizmente, não houve feridos no incidente.
O veículo atingido pertencia à equipe do Programa Mundial de Alimentos, uma agência vinculada à ONU e ganhadora do Nobel da Paz em 2020. O carro estava em um comboio coordenado com as autoridades israelenses e foi baleado na terça-feira ao se aproximar de um posto de controle militar.
O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, informou que as pessoas dentro do veículo foram salvas devido à blindagem do carro, que foi atingido por dez tiros. O incidente levou o PMA a suspender temporariamente suas operações em Gaza.
Este não é o primeiro incidente envolvendo a ONU e Israel desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. Em maio, um funcionário da ONU foi morto a tiros em seu veículo e, em abril, um ataque aéreo israelense matou sete trabalhadores de uma ONG. A situação gerou críticas e pedidos por investigações para evitar futuros incidentes.