O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, teve sua morte cerebral confirmada na noite desta terça-feira (27), de acordo com comunicado oficial do clube uruguaio. Izquierdo, de 27 anos, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última quinta-feira (22), após sofrer uma arritmia cardíaca durante uma partida contra o São Paulo, no Morumbi, válida pela CONMEBOL Libertadores.
O jogador desmaiou em campo e foi prontamente levado ao hospital, onde foi internado na UTI. Apesar dos cuidados intensivos recebidos, ele não apresentou melhoras e, na terça-feira, o Nacional anunciou oficialmente sua morte cerebral. O Hospital Albert Einstein confirmou o falecimento de Juan Izquierdo às 21h38 (horário de Brasília), devido a uma morte encefálica causada por uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
O incidente ocorreu durante o jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas de final da Libertadores, quando Izquierdo passou mal, desmaiou e foi levado às pressas ao hospital. Segundo o boletim médico, ele sofreu uma parada cardíaca na ambulância e precisou ser reanimado com um desfibrilador.
Juan Izquierdo iniciou sua carreira no Cerro, em Montevidéu, e passou por outros clubes antes de chegar ao Nacional em 2022. Ele conquistou o Campeonato Uruguaio e teve passagens de destaque pelo Liverpool-URU, retornando ao Nacional em 2024, onde se tornou um dos principais jogadores da equipe.
O jogador recebeu homenagens, incluindo um gol dedicado por Luís Suárez em sua memória durante uma partida.