Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) apontou a candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, com 48% das intenções de voto, contra 47% do ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump. O empate técnico foi revelado pela pesquisa realizada pela TIPP, empresa conhecida por sua precisão nas eleições de 2020.
Faltando uma semana para as eleições, marcadas para 5 de novembro, a disputa acirrada reflete a incerteza do resultado, já que o sistema eleitoral americano se baseia no Colégio Eleitoral. Apesar de Harris liderar por uma pequena margem na média das pesquisas do RealClearPolitics, a diferença é menor do que em eleições anteriores.
Nos sete estados decisivos, onde Trump lidera por uma pequena margem, a disputa é ainda mais imprevisível, considerando que Biden tinha vantagem em 2020 e Hillary em 2016. Ambas as campanhas buscam conquistar eleitores indecisos, com foco em ganhar apoio de diferentes grupos demográficos.
É válido ressaltar que a pesquisa não determina um vencedor definitivo, pois a vitória final depende do número de delegados do Colégio Eleitoral, como visto em 2016, quando Hillary Clinton perdeu para Trump apesar de ter mais votos populares.
O levantamento da TIPP foi realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, entrevistando 1.291 pessoas.