A Justiça de São Paulo promove um leilão de 19 veículos de luxo apreendidos de traficantes ligados ao PCC na Operação Car Wash. Entre os carros confiscados estão modelos de marcas renomadas como Porsche, BMW, Volvo e Jaguar. A apreensão foi resultado de uma investigação que desmantelou uma quadrilha envolvida no desvio de cocaína e analgésicos para potencializar os efeitos da droga.
O leilão, autorizado pela juíza Ilona Marcia Bittencourt Cruz, da 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, foi solicitado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo e está sendo realizado de forma virtual até o dia 26. O objetivo é preservar o valor de mercado dos veículos, evitando sua depreciação enquanto aguardam o desfecho da ação penal.
Os lances iniciais variam de R$ 32 mil para um Ford Ka até R$ 815 mil para um Porsche 911, que é o veículo mais caro do leilão. Também está disponível para arremate uma Porsche blindada. A operação que resultou na apreensão dos carros teve início em novembro passado, com o intuito de desarticular uma estrutura clandestina de comercialização de produtos químicos para processar psicotrópicos.
A quadrilha usava a negociação dos veículos de luxo como forma de obter dinheiro para adquirir insumos como cafeína e analgésicos, posteriormente vendidos a traficantes locais. A investigação revelou a existência de três núcleos na organização criminosa: financiadores, fornecedores e traficantes locais, todos conectados em uma complexa rede de operações ilícitas.