Home Esporte Maguila surpreende ao fazer doação inédita de cérebro para pesquisa na USP

Maguila surpreende ao fazer doação inédita de cérebro para pesquisa na USP

0

O ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu aos 66 anos nesta quinta-feira, vítima de encefalopatia traumática crônica (ETC). Conforme seu desejo e da família, seu cérebro será doado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para estudos sobre a doença.

Maguila recebeu o diagnóstico de ETC em 2013, uma condição incurável frequentemente associada aos golpes na cabeça sofridos por lutadores ao longo de suas carreiras. A FMUSP conta com um grupo de pesquisa dedicado a investigar os efeitos dos traumas cerebrais em atletas de diversas modalidades esportivas.

Em 2018, o ex-lutador assinou um termo de autorização para a doação de seu cérebro, com consentimento de sua família. Personalidades como Éder Jofre e Bellini também contribuíram com essa iniciativa, doando seus cérebros para pesquisas na FMUSP.

A ETC é uma enfermidade cerebral progressiva resultante de lesões repetidas na cabeça, frequentemente observada em atletas e ex-militares. Atualmente, não há cura específica, mas medidas de apoio podem ser adotadas para os pacientes. A contribuição de cérebros para estudos é crucial para avançar no entendimento e na prevenção dessa condição.

Maguila foi um renomado pugilista, com várias conquistas em sua carreira, incluindo títulos nacionais, continentais e mundiais. Sua notoriedade não se limitava ao ringue, mas também ao seu carisma e às marcantes entrevistas após suas lutas. Após se aposentar, ele também atuou na TV Record ao lado de Tom Cavalcante.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version