Minha Casa, Minha Vida registra crescimento nos lançamentos de residências no Brasil
Dados recentes da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), em parceria com o Sesi e o Senai, revelaram um aumento significativo nos lançamentos do programa Minha Casa, Minha Vida no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. O programa social teve um crescimento de 65,9% nos lançamentos, enquanto o mercado imobiliário em geral registrou um aumento mais modesto de 5,7%.
No segundo trimestre de 2023, as unidades lançadas pelo Minha Casa, Minha Vida representaram 53% do total do mercado imobiliário, superando pela primeira vez a quantidade lançada pelo restante do mercado. Ao todo, foram lançadas 83.930 unidades, das quais 44.764 pertenciam ao programa Minha Casa, Minha Vida.
Apesar desse crescimento, a distribuição dos lançamentos ainda mostra uma predominância na região Sudeste, o que reflete em uma menor contribuição para a redução do déficit habitacional em regiões que enfrentam desafios mais significativos nesse sentido.
Embora as vendas de imóveis tenham crescido mais no mercado imobiliário em geral, com um aumento de 15,2% no primeiro semestre deste ano, o Minha Casa, Minha Vida também registrou um aumento nas vendas, chegando a 37,4%. No entanto, a participação desse programa nas vendas totais ainda é relativamente baixa, representando apenas 31% no segundo trimestre.
Um novo decreto do Ministério das Cidades deve limitar a compra de imóveis usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de direcionar o orçamento do FGTS para a aquisição de imóveis na planta, em construção ou recém-construídos. Essa medida tem como meta impulsionar as vendas de novos empreendimentos do programa social no futuro.
Com esses dados promissores, é esperado que o programa Minha Casa, Minha Vida continue a expandir sua participação nos lançamentos e vendas de imóveis, com previsão de uma presença mais expressiva nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul nos próximos trimestres.