O governo planeja contratar até 21 mil pessoas aprovadas em concursos até o final do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A Ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou a importância dessas contratações diante da saída de mais de 70 mil servidores desde 2016.
Algumas dessas contratações já têm previsão orçamentária e devem começar ainda este ano, com convocações programadas a partir de novembro. Cerca de 14 mil vagas foram autorizadas para concursos desde o ano passado.
Para 2025, está prevista a inclusão de aproximadamente 7 mil servidores no Orçamento, incluindo pessoas em cadastros de reserva e aprovados no Concurso Nacional Unificado, que será realizado neste domingo, 18 de julho.
Quanto à realização de novos concursos, Dweck afirmou que as negociações com os órgãos estão em andamento e há autorização para a abertura de novas vagas. O anúncio de um novo concurso unificado é aguardado até março do próximo ano, com a aplicação da prova em agosto.
Sobre o concurso deste domingo, a ministra descartou possíveis problemas, apesar das negociações em andamento com os servidores do Inep, que devem realizar uma assembleia ainda nesta quinta-feira.