A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mencionou a possibilidade de realizar uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto de 2025, com previsão orçamentária. Até o momento, foram criadas cerca de 14 mil vagas para o serviço público em órgãos do governo federal, e espera-se a entrada de aproximadamente 7 mil aprovados até o final de 2026. Dweck prevê um total de 21 mil vagas para repor parte dos 70 mil servidores federais que saíram desde 2016.
A Ministra explicou que novas autorizações de concursos públicos estão previstas até dezembro, com a intenção de chamar excedentes e abrir novas vagas em áreas ainda não contempladas. Ela orientou os mais de 2,11 milhões de candidatos inscritos para o CNU a acessarem a Área do Candidato para conferir o local das provas, que ocorrerão em dois turnos no próximo domingo.
Dweck também alertou os candidatos sobre mudanças nos locais de prova devido ao adiamento em maio. Apesar da possível greve de servidores do Inep, a Ministra acredita que a realização do CNU não será afetada, pois estão em negociação salarial com o órgão e garantem que o certame ocorrerá normalmente.