No domingo passado (8), o primeiro trem chinês destinado à futura Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo chegou à cidade. Produzido pela empresa chinesa BYD, o veículo foi especialmente projetado para essa nova linha e levou 40 dias para ser transportado de Santos até o Pátio Água Espraiada, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital paulista.
Devido ao seu tamanho, foram necessárias cinco carretas para transportar o monotrilho e mais três caminhões para as estruturas que conectam os vagões. O comboio totalizou 150 metros de comprimento, o equivalente a mais de dois quarteirões.
Está previsto que nos próximos 30 dias as montagens dos trens sejam concluídas para que os primeiros testes nas vias já construídas sejam realizados. Cada trem deste monotrilho é composto por cinco carros.
Além desse trem, a expectativa é a chegada de mais 13 trens que operarão na nova linha. De acordo com o governo, mais de 90 mil passageiros são aguardados para serem transportados diariamente nas oito novas estações.