Quase um quarto das principais cidades do Brasil estão encaminhadas para definir o resultado das eleições municipais no primeiro turno, que acontecerá em 6 de outubro. De acordo com uma pesquisa do Broadcast Político baseada em levantamentos de intenção de voto, 24 candidatos a prefeito nas 103 maiores cidades do país têm mais de 50% das intenções de voto e são considerados favoritos para vencerem logo na primeira etapa.
Essas 103 cidades são aquelas com mais de 200 mil eleitores, podendo haver um segundo turno se nenhum candidato alcançar a maioria dos votos válidos. O estudo mostra que cerca de 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano estão nessas cidades.
Entre os candidatos favoritos para vencer no primeiro turno está o atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), que conta com 91% das intenções de voto. A liderança tão expressiva levou seus concorrentes a desistirem da disputa. Outros prefeitos que buscam a reeleição e também são favoritos para vencer no primeiro turno incluem Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Bruno Reis (Salvador), João Campos (Recife), Eduardo Braide (São Luís), JHC (Maceió), Cícero Lucena (João Pessoa), Lorenzo Pazolini (Vitória) e Arthur Henrique (Boa Vista).
O levantamento aponta que a maioria dos candidatos com chances de vitória no primeiro turno são prefeitos em busca da reeleição. O MDB lidera com quatro candidatos favoritos, seguido pelo PP com três. PL, PT, Podemos, PSB, Republicanos e PSD possuem dois candidatos favoritos cada. Já os partidos Novo e Avante têm um candidato cada na lista.
A relação completa das cidades onde a disputa tende a ser definida no primeiro turno, conforme as pesquisas de intenção de voto mais recentes registradas no TSE, pode ser consultada no texto original.