A Petrobras decidiu manter os preços dos combustíveis estáveis, mesmo com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, informou Claudio Romeo Schlosser, diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da empresa. Schlosser destacou que a prioridade da estatal é proteger o mercado interno da volatilidade externa, e que esse objetivo tem sido cumprido com êxito.
Segundo Schlosser, a definição dos preços dos combustíveis não se baseia somente na variação do preço do petróleo, mas também leva em consideração outros fatores como os ativos da empresa, logística, preços internacionais e estratégia de mercado. Desde maio do ano passado, a Petrobras abandonou a política de paridade de preços com as importações e adotou uma abordagem que permite períodos sem reajustes sem comprometer a empresa.
O diretor executivo destacou que a oferta de diesel russo tem diminuído no segundo semestre, enquanto a do Golfo tem aumentado, resultando em instabilidade no mercado. Schlosser enfatizou o compromisso da Petrobras em evitar transferir essa volatilidade para o mercado interno.