Na última quinta-feira (5), a Polícia Civil de São Paulo realizou a Operação Mil Milhas, que resultou na apreensão de 35 veículos de luxo no valor aproximado de R$ 20 milhões. A ação teve como alvo uma organização criminosa que utilizava concessionárias de veículos para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A operação envolveu o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba e Campinas, no interior de São Paulo. Além dos veículos, foram confiscados equipamentos eletrônicos, ativos financeiros como cheques e dinheiro em espécie, joias e relógios.
Durante a operação, foi destacado o uso de um sistema online de restrição judicial de veículos, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse sistema possibilitou o bloqueio de mais 42 automóveis relacionados aos suspeitos, ao conectar o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), facilitando a identificação e restrição de veículos utilizados em atividades ilícitas.
A investigação está a cargo da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic). Todos os itens apreendidos serão periciados para ajudar nas investigações em andamento.