O tufão Yagi, considerado a tempestade mais poderosa da Ásia neste ano, provocou estragos devastadores no norte do Vietnã. De acordo com informações do governo divulgadas nesta segunda-feira (9), o tufão resultou na morte de pelo menos 46 pessoas e deixou outras 22 desaparecidas, principalmente em decorrência de deslizamentos de terra e inundações.
O fenômeno atingiu a costa nordeste do Vietnã no último sábado (7), causando cortes de energia em milhões de residências e empresas, além de alagamentos em rodovias, queda de árvores, pontes e interrupção das redes de telecomunicações. Embora tenha enfraquecido para uma depressão tropical no domingo, as autoridades meteorológicas alertaram para o risco contínuo de novas enchentes e deslizamentos de terra.
A cidade de Haiphong, que abriga importantes parques industriais, foi duramente atingida, com relatos de danos significativos em fábricas e equipamentos. Empresas como a LG Electronics tiveram instalações danificadas, mas felizmente não houve relatos de vítimas entre os funcionários.
A atividade econômica em várias regiões industriais foi paralisada devido aos impactos do tufão, com gerentes e trabalhadores trabalhando para garantir a segurança das instalações e minimizar os prejuízos causados pela tempestade. A associação comercial sul-coreana no Vietnã também manifestou preocupação com os efeitos do tufão nas fábricas coreanas localizadas em áreas costeiras.
Em resumo, o tufão Yagi deixou um rastro de destruição no norte do Vietnã, causando significativos prejuízos materiais e impactando negativamente a atividade industrial e econômica da região.