Decisão judicial determina retirada de fake news em campanha política de São José dos Campos
Uma decisão da Justiça Eleitoral ordenou a retirada de uma notícia falsa que utilizava fotos de moradores de rua de São Paulo em uma campanha política do ar. A juíza eleitoral Patricia Milani determinou que a coligação do candidato Eduardo Cury, postulante a prefeito de São José dos Campos, removesse imediatamente a peça publicitária.
A propaganda, que continha informações falsas atribuindo à administração atual de São José dos Campos a “importação” de moradores de rua e usuários de drogas para a cidade, foi considerada enganosa pela juíza. Uma das imagens no vídeo mostrava um homem deitado perto de uma tampa identificada como pertencente à Companhia de Engenharia de Tráfego da capital paulista, não de São José dos Campos, como afirmado.
A medida liminar concedida pela juíza determinou a suspensão da exibição do vídeo e ainda será decidido se será concedido direito de resposta ao prefeito atual, Anderson Farias, candidato à reeleição pelo PSD. O objetivo da fake news era confundir os eleitores sobre uma suposta operação de transporte de usuários de drogas para a cidade. Até o momento, a campanha de Eduardo Cury não se pronunciou sobre o assunto.