Na manhã de segunda-feira (16), ocorreu um apagão nas zonas sul e oeste de São Paulo, afetando vários bairros e deixando os moradores sem energia elétrica. A interrupção foi causada por ventos e chuvas moderadas que atingiram a cidade nas primeiras horas do dia, segundo a concessionária Enel. Bairros como Butantã, Pedreira, Cidade Dutra e Guaianazes foram os mais atingidos, assim como municípios da Grande São Paulo, como São Bernardo do Campo e Santo André.
A Enel comunicou que equipes foram acionadas para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, porém sem determinar um prazo exato para a normalização do serviço. O reforço nas equipes foi uma medida preventiva devido às condições meteorológicas adversas previstas, permitindo uma rápida mobilização para minimizar os impactos.
Além do apagão, a manhã foi marcada por céu encoberto e chuvas leves a moderadas em várias regiões da capital e da Grande São Paulo. As temperaturas variaram entre 13°C na zona sul e 17°C na zona leste, com umidade do ar atingindo 100% em algumas áreas, causando desconforto.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a chuva deve persistir de forma intermitente ao longo do dia, mas com menor intensidade à tarde. As temperaturas não devem subir muito, com máxima prevista de 18°C e mínima de 14°C à noite.