O nadador Gabriel Araújo fez história ao garantir a primeira medalha para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris. Com uma performance notável, ele conquistou a medalha de ouro nos 100m costas da categoria S2, destinada a nadadores com deficiência física severa.
Gabriel, que já havia sido medalhista de prata em Tóquio, surpreendeu ao marcar 1min53s67, seis segundos mais rápido que sua classificatória. Sua marca abaixo dos dois minutos o garantiu a vitória, deixando o russo Vladimir Danilenko com a prata e o chileno Alberto Abarza, vencedor em Tóquio, com o bronze.
Esta é a quarta medalha do talentoso atleta de 22 anos, que conquistou ouro nos 200m livre e nos 50m costas em Tóquio. Em Paris, ele competiu em uma arena cheia e animada, em contraste com os Jogos anteriores afetados pela pandemia de Covid-19.
Após a vitória, Gabriel expressou sua felicidade e emocionou-se, mencionando a dificuldade da prova e o esforço dedicado que o levou do segundo lugar ao ouro. Agora, ele se prepara para os 50m costas.
Além de seu sucesso nas piscinas, Gabriel teve a honra de carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura. Com determinação e foco, o nadador tem se destacado e conquistado a admiração do público.