Na última sexta-feira (27), em uma assembleia geral extraordinária, os acionistas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aprovaram a reestruturação dos conselhos de administração e fiscal da empresa. Carlos Augusto Leone Piani foi designado como o novo diretor-presidente, assumindo o cargo a partir de 1º de outubro. Piani, que anteriormente liderava o conselho da Equatorial Energia, tornou-se o novo líder da Sabesp após a conclusão do processo de privatização em agosto, no qual a Equatorial adquiriu 15% das ações da Sabesp, tornando-se o principal acionista.
A nova configuração do conselho de administração da Sabesp reduziu o número de membros de 11 para 9, com mandatos de dois anos. Dentre os conselheiros mantidos estão Karla Bertocco Andrade, Anderson Marcio de Oliveira e Gustavo Rocha Paddass. Os seis novos membros incluem três indicados pela Equatorial: Augusto Miranda da Paz Júnior, Tiago de Almeida Noel e Tinn Freire Amado, juntamente com Claudia Polto da Cunha, Alexandre Gonçalves Silva e Mateus Affonso Bandeira. Três membros do conselho serão independentes.
Além da reorganização do conselho de administração, a assembleia tratou da eleição dos novos membros do conselho fiscal. A escolha de Piani como diretor-presidente foi divulgada em 20 de setembro, e agora há expectativas em relação a possíveis mudanças na diretoria da Sabesp. A transição para a nova gestão visa trazer transformações significativas à Sabesp, refletindo a influência da Equatorial Energia e a privatização recente. Espera-se que as próximas ações busquem aprimorar a governança corporativa e alinhar as estratégias operacionais de acordo com as diretrizes dos acionistas majoritários.