Operação da Polícia Civil em São Paulo resulta na detenção de dez pessoas por pirataria
Na manhã desta segunda-feira (18), uma operação da Polícia Civil foi realizada na rua Santa Ifigênia, região central de São Paulo, com o objetivo de combater a pirataria. A ação, conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), resultou na detenção em flagrante de dez pessoas e na apreensão de 565 dispositivos conhecidos como TV Box, utilizados para a transmissão ilegal de sinais de televisão por assinatura e conteúdos de plataformas de streaming.
Além disso, a operação se estendeu até Barueri, na região metropolitana de São Paulo, onde um mandado de busca e apreensão foi executado, mas nada foi confiscado durante essa etapa da ação.
De acordo com o Deic, os dispositivos apreendidos têm potencial para serem utilizados em fraudes cibernéticas, além de violarem os direitos autorais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou que as TV Box não oferecem suporte técnico adequado, colocando em risco os dados dos usuários e os tornando vulneráveis a ataques cibernéticos.
Após análises realizadas pela Anatel nas unidades ilegais, foram encontrados arquivos maliciosos em algumas delas, que representam uma ameaça à segurança e privacidade dos usuários. Os indivíduos detidos foram encaminhados à delegacia e o caso está sendo registrado sob a acusação de violação de direitos autorais, conforme informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).