Um terremoto de magnitude 5.3 na escala de Richter sacudiu o distrito de Lisboa pouco depois das 5h da madrugada desta segunda-feira, de acordo com informações da Proteção Civil de Portugal. O tremor foi sentido em várias regiões do país.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registrou o sismo ocorrido às 5h11, a uma profundidade de 16 km, com epicentro a 58 km a oeste de Sines. Por sua vez, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) descreveu o abalo como magnitude 5.4, com epicentro a 78 km a sudeste de Setúbal e 58 km a sudoeste de Sesimbra.
Segundo o USGS, o terremoto ocorreu a 10,7 km de profundidade e teve magnitude 5.4 na escala de Richter. Apesar de ter sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa e no distrito de Setúbal, não foram relatadas vítimas ou danos materiais significativos.
Até o momento, não há registros de vítimas ou grandes danos. A Proteção Civil recebeu várias chamadas de pessoas em busca de informações e orientações, e José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mencionou que apenas uma rua em Sesimbra apresentava possíveis fissuras em edifícios.
Os terremotos são classificados de acordo com sua magnitude em diferentes categorias, indo de micro (menos de 2,0) até extremo (superior a 10).