A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, conforme as Operações Tempus Veritatis e Contragolpe. Uma pesquisa conduzida pelo instituto Nexus analisou mais de 3.800 postagens em plataformas como Instagram, Facebook e Twitter, revelando que 75% das opiniões expressas eram a favor do indiciamento do ex-presidente.
O relatório final da PF apontou que Bolsonaro, militares de alta patente e aliados foram responsabilizados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, com penas máximas de até 28 anos de prisão.
Os dados coletados mostram que, do total de interações nas redes sociais, 28% apoiaram a atuação da Polícia Federal, 9% foram contra e 63% neutros. No Twitter, 46% se posicionaram a favor do indiciamento, enquanto no Instagram prevaleceu a neutralidade (82%) e no Facebook houve mais neutralidade (70%).
O estudo também revelou que o pico de publicações e reações ocorreu entre 15h30 e 16h, logo após a divulgação da informação pela Polícia Federal por volta das 15h.