Adolescente de 15 anos detido na Alemanha por suspeita de envolvimento em ataque com faca
Um adolescente de 15 anos foi detido pela polícia alemã sob suspeita de envolvimento no ataque com faca que resultou na morte de três pessoas e deixou outras oito feridas em um festival em Solingen, no oeste da Alemanha. O procurador responsável pelo caso mencionou que ainda não descartou a possibilidade de uma motivação terrorista para o incidente, no qual pedestres foram atacados aleatoriamente durante o “Festival da Diversidade”.
O ataque ocorreu na praça Fronhof, no centro de Solingen, durante a celebração dos 650 anos da cidade. O adolescente foi detido logo após o atentado, e a polícia segue investigando e em busca de outros possíveis suspeitos.
Autoridades e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, expressaram condolências às vítimas e suas famílias, e pediram pela rápida prisão e punição do responsável. A praça onde ocorreu o incidente permaneceu fechada no sábado, com pessoas prestando homenagens com velas e flores próximas aos bloqueios.
Em um episódio anterior, em 1993, Solingen foi palco de um ataque perpetrado por neonazistas, no qual quatro homens incendiaram uma casa onde viviam famílias de origem turca, resultando na morte de cinco pessoas, incluindo três crianças, e deixando 14 feridos.