Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, antes de ele publicar a decisão de suspender as atividades da rede social X no Brasil. Durante a entrega do Colar do Mérito do Ministério Público de São Paulo a Moraes, Pacheco destacou a firmeza e vigor do ministro durante as eleições de 2022, quando ele presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora não tenha mencionado a decisão envolvendo a rede social, o momento da fala de Pacheco chamou a atenção.
Pacheco ressaltou a notoriedade de Moraes como doutrinador de Direito Constitucional e sua importância em momentos difíceis para a democracia. Ele testemunhou a atuação de Moraes no TSE em um período de sérios riscos para a democracia.
A decisão de Moraes de suspender as atividades da rede social X ocorreu na sexta-feira, 30 de setembro, depois que o dono da plataforma, Elon Musk, fechou o escritório da empresa no Brasil e se recusou a indicar um representante para responder a intimações judiciais no país.